Nosso maior compromisso: cuidar do planeta!

Nosso maior compromisso: cuidar do planeta!
A existência dos seres e do planeta so dependem de uma atitude de sustentabilidade.

sábado, 21 de maio de 2011

Algoz dos servidores por 8 anos, Cassol ainda se acha no direito de criticar Claudir Mata do Sintero

Mesmo com todas as perseguições, Elisafan Sales, marido da Claudir, que é funcionário da Emater há 24 anos, conseguiu ser promovido a Diretor de Piscicultura durante o governo Ivo Cassol.

Uma manchete na imprensa, nesta semana, atacando a sindicalista Claudir Mata, presidente do Sintero, atribuída ao maior algoz e perseguidor dos servidores de Rondônia, da história, que não é outro senão o ex-governador Ivo Cassol (PP), nos faz vir a público tecer algumas considerações acerca deste debate.
Seria cômico se não fosse trágico. Parece aquela história do torturador da época da ditadura que “orgulhosamente” vem a público confessar as mazelas praticadas durante o período da repressão.
Apenas para refrescar a memória do Sr. Cassol, vamos relembrar e comparar alguns tópicos:



• Reajustes para os servidores: em oito anos, para um INPC de 57,04%, foram apenas 25,53%, divididos em quatro reajustes de 10% em 2004 (só no segundo ano de mandato), 5% em 2006, 4% em 2008 e 4,5% em 2010; sendo que em 2003, primeiro ano de mandato o reajuste foi zero.

Situação atual: 8% de reajuste logo no primeiro ano de mandato, para uma inflação de 6% em doze meses. É o primeiro aumento real em mais de uma década;

• Auxilio saúde: retirou o benefício dos aposentados e pensionistas e manteve o valor em apenas R$ 75,00 para os demais servidores.

Situação atual: houve um aumento de 100% para R$ 150,00 e retornou o auxílio aos aposentados.

• Ausência de diálogo: Cassol nunca recebeu o SINTERO para negociar e nas poucas vezes que recebeu uma comissão de sindicatos nunca mostrou os números da arrecadação e nem se propôs a repor sequer as perdas inflacionárias, concedendo apenas reajustes irrisórios a cada dois anos. Ao contrário, mandava a Tropa de Choque da PM receber os professores com gás de pimenta;


Situação atual: O governo abriu as contas e projetou num telão todos os dados das receitas e despesas do Estado.

• Ataques a direitos: foram oito anos de perseguições aos direitos dos servidores, especialmente da educação, como por exemplo, a “Lei da Perseguição”, que Cassol aprovou na calada da noite na Assembléia Legislativa, para descontar toda gratificação do professor que tivesse uma única falta;
• Os militares: que sofreram seis anos de desrespeito, até que, em 2008, com apoio do SINTERO e da CUT, a categoria conseguiu impor uma derrota a Cassol, que teve que vir a público pedir desculpas por ter chamado os militares de “maricas” as esposas de “cornas”;


• Marido da Claudir: mesmo com todas as perseguições, Elisafan Sales, marido da Claudir, que é funcionário da Emater há 24 anos, conseguiu ser promovido a Diretor de Piscicultura durante o governo Ivo Cassol; ou seja, até mesmo Cassol foi obrigado a reconhecer a competência dele.


Cabe ressaltar que antes de promovê-lo Cassol chegou a demitir o Elisafam, mas foi obrigado a readmití-lo em menos de 24 horas reconhecendo que a sua atividade na Emater não poderia (nem deveria) ser confundida com a atividade sindical da sua esposa Claudir.



Diante dos fatos, ante os quais se desfaz toda argumentação infundada, fica claro que o ex-governador e atual senador Ivo Cassol deveria relembrar melhor sua passagem, de triste memória para os servidores, pelo governo do Estado, quando ele perseguiu, desrespeitou e humilhou os servidores; pois além de retirar direitos e ofender militares, Cassol chamou os sindicalistas de “cagões”, em um dos seus inúmeros rompantes e bravatas.


Para finalizar, deixamos para reflexão as palavras de Noel Rosa: “Quem é você que não sabe o que diz? Meu Deus do Céu, que palpite infeliz!

Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Autor: Assessoria
Fonte: CUT

URL: http://www.tudorondonia.com/noticias/algoz-dos-servidores-por-8-anos-cassol-ainda-se-acha-no-direito-de-criticar-claudir-mata-do-sintero,21919.shtml
tudorondonia.com todos os direitos reservados

Nenhum comentário: