Nosso maior compromisso: cuidar do planeta!

Nosso maior compromisso: cuidar do planeta!
A existência dos seres e do planeta so dependem de uma atitude de sustentabilidade.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Unidos pela melhoria na qualidade da educação

Quem disse que querer não é poder?
O primeiro passo para alcançar os objetivos traçados é o desejo de almejar êxito!
Dialogar, planejar, ouvir, falar, organizar...







Professores e alunos das escolas estaduais Princesa Isabel, de São Miguel, e Oswaldo Piana, de Seringueiras, juntamente com os representantes de ensino, Zenildo... e Mª Berenice Azevedo assumiram o compromisso de trabalhar pela propagação e valorização da cultura regional. Uma das mostras dessa ação aconteceu durante os dias 04 e 05 de junho, quando a comitiva de alunos pesquisadores esteve em Costa Marques, acompanhados pelos professores coordenadores, durante o início do festejo do Senhor Divino Espírito Santo, para coletar informações sobre essa tradição acontecida desde 1894 no vale do Guaporé, onde os referidos estudantes buscaram informações através de entrevistas com a população local, romeiros e visitantes.
Além de visitar o monumento histórico, Forte Principe da Beira, resgatando informações sobre a história local.
Eis a efetiva ação da educação: suscitar estudantes interessados em pesquisar, sendo assim protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem, enriquecendo assim o conhecimento, posteriormente sendo transmitido aos demais alunos da escola por meio de palestras, exibição de slides, mostra fotográfica e outros.
"Propagar o interesse e o amor à causa pela melhoria da qualidade da educação escolar é o compromisso da SEDUC e nossa missão é, efetivamente, espalhar essa semente!", afirmaram os representantes de ensino.



Em meio a multidão uma certeza se mantem: somente unidos somos fortes!


Após seis anos, as professoras Marlene Tomazoni e Berenice Azevedo se encontraram para partilhar os ideais de respeito e valorização da diversidade através da ressignificação da cultura, pois, "quem forma se forma e reforma ao formar-se, e quem é formado forma-se e reforma ao ser formado", acertadamente disse o companheiro Paulo Freire.

E como ninguém é de ferro... uma paradinha no restaurante Amazonas, da Ana Délia, para refrescar e saborear aquele peixe que só as margens do rio Guaporé tem esse sabor.

Nenhum comentário: