Nosso maior compromisso: cuidar do planeta!

Nosso maior compromisso: cuidar do planeta!
A existência dos seres e do planeta so dependem de uma atitude de sustentabilidade.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Mídias na Educação

Os meios de comunicação exercem uma influência avassaladora na população. Só vinte por cento das pessoas lêem jornal, enquanto noventa e cinco por cento vêem televisão e ouvem rádio. A televisão e o rádio dizem que só querem entreter, mas, ao mesmo tempo, vão disseminando idéias, emoções, valores. Eles educam informalmente, continuamente, voluntariamente, porque ninguém é obrigado a assistir. Sabem como se comunicar com a população, captar suas ansiedades e desejos. A escola não pode continuar ignorando esses meios, precisa discuti-los, analisá-los e utilizá-los. Este é o propósito desta etapa do Módulo Introdutório: Discutir os meios de comunicação e de informação e como utilizá-los melhor dentro e fora da escola.
Frente ao que ora foi exposto, é possível refletirmos sobre o papel da escola e sua influência sobre o modo de ver, observar e agir de nossos alunos com relação aos meios de comunicação, pois podemos trazer para a sala de aula temas relacionados com o assunto, montar debates e plenárias para que haja uma troca de opiniões.
Entretanto, nem sempre a escola está preparada para essas ações, além de estar 'atrasada' tecnologicamente em relação a alguns alunos. No entanto é possível buscar parcerias e partilhar novos conhecimentos, para que não estejamos tão retrógrados.

Nenhum comentário: